Da noção percebe-se que é o consumidor quem contribui para a definição do produto a comercializar pela empresa.
São as necessidades, que concorrem para a definição das características do produto.
Para além da forma material, o produto tem também um poder simbólico – a dimensão imaginária do produto.
Assim, pode-se definir:
1. Produto Formal ou Material: representa as características ou atributos materiais do produto, visíveis. Ex: cosméticos, máquina fotográfica.
Do produto formal faz parte a descrição técnica, a performance e o design.
2. Produto Simbólico: constitui a missão do produto. São os desejos e as motivações de compra dos consumidores, o seu imaginário. Ex: com os cosméticos, o cliente pretende comprar beleza; com a máquina fotográfica, pretende comprar recordações ou imortalidade.
3. Produto Benefícios Associados: o produto é comprado pelo somatório dos benefícios que pode proporcionar. Os benefícios podem ser:
a. Económicos;
b. Realização Pessoal.
Ex: comprar um computador significa comprar assistência, software associado e simultaneamente realização intelectual.
Resumindo:
Produto Material Produto Simbólico Produto Benefícios Associados
Descrição técnica Automóvel
Performance
Baixo Custo de Manutenção Design
Linhas Arredondadas Status
Liberdade Assistência - Oficina Garantia
Exemplo: as características do produto formal podem ser dadas através de um folheto.
EXERCÍCIO: Elabore um quadro semelhante ao anterior para um produto à sua escolha ligado à indústria de turismo.
O produto que a empresa comercializa poderá estar inserido numa das seguintes classificações ou categorias:
Categoria Descrição Dificuldade na adopção
Produto verdadeiramente novo Não existe produto semelhante ou substituto no mercado. Há uma falha nesse mercado e o consumidor sente necessidade de o consumir
Ex: Cigarro inofensivo para a saúde; Medicamentos/Vacina para certas doenças incuráveis. A empresa deverá assumir uma atitude cuidadosa, pois há inúmeros erros no lançamento de produtos novos.
Ex: Nos Estados Unidos, em 100 produtos novos lançados 80 caíram no insucesso
Produto aumentado A esmagadora maioria dos produtos existentes no mercado visa satisfazer de forma diferente uma necessidade já satisfeita.
Ex: produtos com a palavra NOVO; Esferográficas das várias marcas. A empresa possui alguma margem de manobra, pois o consumidor conhece as características básicas do produto.
Ex: A Gillette lançou uma lâmina especial para as senhoras, a “Gillette Sensor”.
Produto novo para a empresa Já existe no mercado, mas é novo para a empresa.
Ex: A Benetton começou a fabricar relógios além da roupa. A empresa tem alguma dificuldade, pois há que criar condições para o seu desenvolvimento.
Ex: a Hasbro lançou. Em 1995, brinquedos de construção “K-Nex” quando outras empresas já o tinham feito, como a Lego, por exemplo.
Ciclo da vida do produto
Normalmente consideram-se quatro estádios ou fases na vida de um produto:
Fases do Ciclo da Vida dos Produtos/Serviços
Fase I
CRIAÇÃO
Desenvolvimento do produto e/ou serviço caracterizado pelo arranque; trabalho pioneiro; falta de um conhecimento cabal da clientela; esforço intenso de “personal selling” e de serviço; desenvolvimento contínuo do produto e/ou serviço; concorrência reduzida ou mesmo nula. Fase II
CRESCIMENTO
Crescimento do produto e/ou serviço caracterizado por um excesso de produto em relação à oferta; ampliação da capacidade produtiva; fraca promoção; reduzido esforço de vendas; entrada de concorrentes no mercado. Fase III
MATURIDADE
Maturidade do produto e/ou serviço; margens fracas; venda maciça; capacidade de produção em excesso; intensa promoção; concorrência aguda. Fase IV
DECLÍNIO
Declínio do produto e/ou serviço caracterizado por um alto grau de substituição, procura reduzida e abandono do mercado por parte de alguns concorrentes.
A curva representada denomina-se Curva Teórica do Ciclo de Vida do Produto, conseguida pelo volume de vendas, que nos permite recolher a informação de que a fase da maturidade se subdivide em três fases:
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