sábado, 3 de janeiro de 2009

PERFIL e FUNÇÕES para o trabalho a apresentar

INTRODUÇÃO:
O Turismo é uma importante actividade geradora de valor e, designadamente, de emprego, e é essencial ao desenvolvimento sustentado de nuitas regiões a nível nacional.
Revela-se, neste contexto, fundamental uma oferta de formação profissional específica que
Permita aumentar as competências e criar condições para uma inserção profissional estável dos trabalhadores que exercem de forma qualificada a sua actividade profissional, reforçando a relação entre qualidade do emprego, profissionalização e qualidade dos serviços, e capaz de acompanhar as tendências de um mercado em permanente mutação.
Destaca-se a importância do aprofundamento de conhecimentos específicos ao tipo de animação turística desenvolvido, nomeadamente, conhecimentos ao nível de usos, costumes, tradições, História, Geografia, produtos regionais (gastronomia, artesanato, eventos e feiras, jogos tradicionais), de modalidades desportivas ou de questões ambientais. Salienta-se, ainda, a necessidade de desenvolver competências técnicas específicas, mas também competências pessoais e sociais fundamentais em serviços onde a confiança, na relação com o cliente, é um elemento essencial.

Como PERFIL e FUNÇÕES para o trabalho a apresentar:
Pretende-se que o/s aluno/a tenha adquirido as competências operacionais necessárias para:
 Planear e organizar produtos e serviços turísticos;
 Prestar informações, promover e vender produtos e serviços turísticos;
 Realizar o atendimento e recepção do cliente;
 Dinamizar e conduzir actividades de animação em contexto turístico.

CONCLUSÃO: =/A Técnico/a de Informação e Animação Turística é o/a profissional que, considerando o planeamento estratégico da actividade, a oferta turística de base, os recursos turísticos disponíveis e as características e motivações dos clientes, recebe e informa o cliente e promove produtos turísticos da empresa e/ou região, planeia, organiza e dinamiza actividades de animação em contexto turístico, procurando contribuir para a qualidade e para a atractividade do serviço turístico a prestar

PLANEAR, PROGRAMAR E ORGANIZAR ACTIVIDADES DE ANIMAÇÃO TURÍSTICA

Exemplos de desenho e organização de programas e actividades de animação
 Conceito animação – definições e conceitos
- Animação no contexto turístico
- Perfil do animador e o seu papel de entretenimento
 Desenho e Organização
- Animação turística nas suas diferentes formas
- Animação turística municipal e regional
- Animação desportiva
- Animação Ambiental
- Animação cultural
 Técnicas de construção de itinerários
 Clientes alvos – características e necessidades
 Oferta e recursos turísticos disponíveis
 Recursos existentes – humanos e materiais
 Oferta turística a contemplar no programa
 Normas de segurança inerentes ao serviço a prestar
 Programação de actividades
- Planeamento e programação de etapas
 Actividade profissional – animação turística
 Actividade de animação e modo de funcionamento
- Empresas que prestam serviços no âmbito da animação turística - caracterização
 Profissionais da animação
- Funções e principais competências
- Contexto socioprofissional (perspectivas de emprego e de carreira, questões salariais…)
- Exigências de formação e certificação
- Questões deontológicas

Exemplos:
1 - “Animador Cultural”
Organiza, coordena e/ou desenvolve actividades de animação e desenvolvimento sociocultural de grupos e comunidades, inseridas nas estruturas e objectivos da administração local ou serviços públicos ou privados de carácter social e cultural:
- Programa actividades educativas, culturais, desportivas e sociais em função de necessidades que identifica;
- Reúne os recursos necessários, nomeadamente equipamentos, meios financeiros e humanos, transportes e outros;
- Utiliza métodos pedagógicos e de animação, a fim de desenvolver o espírito de pertença, cooperação e solidariedade, bem como proporcionar o desenvolvimento das suas capacidades de expressão e realização;
- Concebe e executa, individualmente ou em colaboração com grupos, suportes materiais para o desenvolvimento das acções;
- Avalia os programas e efectua os respectivos relatórios.

2 - “Animador Turístico - Tempos Livres e Desportos”
Assegura a ocupação e entretenimento de turistas em diferentes tipos de unidades, nomeadamente hoteleiras:
- Elabora programas de animação, atendendo às infra-estruturas da unidade e à estação do ano;
- Assegura a execução dos programas, decorando as salas e contactando com artistas;
- Efectua reparações nos jogos e nos outros equipamentos de entretenimento e desporto;
- Afixa e actualiza quadros de informações;
- Regista e transmite sugestões e reclamações dos turistas;
- Toma as medidas necessárias para prevenção de acidentes e presta primeiros socorros se necessário.

3 - http://www.esps.edu.pt/DOCUMENTOS/RedeFormativa/TecnicoTurismo.pdf

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